Evoluído
É o sistema dinâmico de relações mais ou
menos complexas que se estabelecem
numa equipa durante a competição nos
processos ofensivos e defensivos.
É sempre algo inatingível porque está
sempre em reconstrução e em constante
evolução.
modelo de jogo evoluído:
O Treinador:
Treinar uma equipa de futebol implica assumir
determinadas convicções – acreditar em algo e
consequentemente tomar decisões num longo
caminho a percorrer
O treinador deve fazer uma “auto-reflexão” e definir
objectivamente como quer que a equipa jogue
Quanto maior for a clareza das ideias mais fácil é a
gestão do processo de treino ou seja, é mais
facilmente estruturado, organizado e realizado.
o treinador tem de
entender a lógica da
organização do jogo de
futebol
Sucesso ? Insucesso ?
Característica Geral
Capacidade de impôr o seu jogo
Adoptar uma atitude agressiva permanente
Provocar e aproveitar os erros do adversário
Provocar e tirar partido de mudanças bruscas do ritmo de jogo
modelo de jogo evoluído
(Adaptado de Pinto e Garganta, 1997)
Característica Específicas
Processo Ofensivo: impôr o ritmo de jogo mais conveniente procurando o golo com objectividade e
variedade na progressão
Participação de todos os jogadores logo que se conquista a posse
de bola através duma mudança brusca da actividade mental
Fazer rapidamente a transição defesa/ataque com apoio
significativo:
Apoio ao portador da bola
Cobertura ofensiva
Criação de linhas de passe em profundidade
Manter o equilíbrio defensivo.
Característica Específicas
Processo Defensivo: limitar a iniciativa do adversário
tentando recuperar a posse de bola o mais rapidamente
possível
Participação de todos os jogadores e logo que se perde a posse de
bola
Pressão sobre o portador da bola de acordo como momento e a
zona em que se processa
Fechar possíveis linhas de passe fundamentalmente em
profundidade
Apoio permanente ao defensor directo (cobertura defensiva)
Criação de superioridade numérica nas zonas de disputa de bola
Oscilações em função da bola tendentes a reduzir espaços de
penetração
modelo de jogo evoluído.
Evolução no Futebol
O ritmo de jogo é cada vez mais elevado
Fundamental a técnica (relação jogador/bola) em velocidade para
elevar ritmo de jogo
O jogo aéreo tem ganho uma maior importância
Maior simplificação na construção do ataque, para uma mais rápida
aproximação à baliza contrária
A eficiência da defesa tem aumentado
A importância dos organizadores/coordenadores de jogo é maior
Esquemas tácticos (lances de bola parada) são decisivos para o
resultado final.
Características do Futebol Português
ATAQUE:
Muito apoiado
Lento na transição defesa/ataque
Pouco variado em termos de ritmo
Pouco agressivo.
Vantagens
Facilita a manutenção da posse de bola
Retira iniciativa ao adversário
Facilita a recuperação da própria defensiva
Fisicamente menos exigente
Desvantagens
Pouco objectivo
Permite a recuperação defensiva do adversário
Dificulta a finalização
Características do Futebol Português
DEFESA:
Pouco agressiva
Pouco intervém nas acções ofensivas
Muito compacta.
Vantagens
Dificulta a criação de espaços de penetração ao
adversário
Permite uma cobertura defensiva permanente
Fisicamente menos exigente
Desvantagens
Dificulta a transição defesa/ataque
Dá iniciativa ao adversário
Assume mais uma atitude de espera do que procura
Acções e métodos de jogo a privilegiar
No processo ofensivo
Acções individuais
condução de bola rápida e para a frente
finta em velocidade (resolver situações de 1x1)
remate:
sem preparação
de longe
em situações acrobáticas
passe:
primeiro toque
comprido
profundidade
desmarcações de ruptura
Acções e métodos de jogo a privilegiar:
Métodos de jogo
Contra-ataque (1ª opção)
Ataque rápido (2ª opção)
No processo defensivo
Acções individuais
marcação mais agressiva (sobre o portador da
bola, em todo o campo e logo que se perde a bola)
pressing
cobertura defensiva
desarme em situações acrobáticas
modelo de jogo evoluído
Métodos de jogo
Defesa mista (de acordo com o adversário e
com o nosso processo ofensivo)
Não basta dizer, vamos jogar ao ataque ou à defesa, pois os jogadores não são máquinas com
botões para comandar. Os comportamentos pretendidos terão de ser o resultado de processos de
treino.
Cada exercício utilizado deve reproduzir fielmente a
necessidade expressa de parcial ou integralmente
reflectir o modelo de jogo. (Araújo, 1987)
A mais obvia diferença entre duas equipas de níveis
diferentes é a intensidade de jogo: maior nível, maior
intensidade (Ekblom, 1986)
A maior diferença entre jogadores de diferente qualidade
não é a distância percorrida durante o jogo, mas a
percentagem em que o fazem em grande intensidade
(Ekblom, 1986)
A capacidade de acelerar repentinamente é decisiva para o
resultado final (Hidalgo, 1983)
Os padrões de comportamento dos
jogadores e da equipa não devem
limitar a criatividade individual e
colectiva, devem sim incentivar os
comportamentos criativos que se
enquadrem nos padrões de
comportamento desejados.
Sem comentários:
Enviar um comentário